No dia 27 de maio, comemoramos o Dia do Serviço de Saúde do Exército. A data foi escolhida em homenagem ao Patrono do Serviço de Saúde, General de Brigada Médico João Severiano da Fonseca, que nasceu nessa data, no ano de 1836, no município alagoano atualmente chamado Marechal Deodoro. Era um dos dez filhos da Sra Rosa Maria Paulina da Fonseca e do Tenente-Coronel de Infantaria Manoel Mendes da Fonseca, cujos varões seguiram a vocação militar do patriarca e abraçaram a carreira das Armas, determinados a servir à Pátria. O irmão, Deodoro da Fonseca, proclamou a República e tornou-se o primeiro Presidente do Brasil. João Severiano ingressou na Faculdade de Medicina da Corte em 1853 e, ainda estudante, dando mostras de altruísmo e elevado senso humanitário, prestou socorro à população durante a terrível epidemia de cólera que assolou a cidade do Rio de Janeiro em 1855. Em consequência dessa ação, o Imperador Pedro II conferiu-lhe a “Comenda da Ordem da Rosa” no Grau de Cavaleiro. Após diplomar-se médico, pela Faculdade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, ingressou nas fileiras do Exército Brasileiro, no Serviço de Saúde, no posto de 2º Tenente-Cirurgião, em 1862, inicialmente na Escola Militar de Aplicação do Exército e, a seguir, no Hospital Militar da Guarnição da Corte. Em 1864, foi voluntário para participar dos conflitos platinos, onde prestou notáveis serviços médicos durante a Guerra do Uruguai e a Guerra da Tríplice Aliança. Alcançou o respeito de seus pacientes, a admiração de seus subordinados e o reconhecimento dos superiores durante as mais variadas Batalhas que participou, como em Paissandu, Entre-Rios, Corrientes, Itapiru, Estero Belaco, Tuiuti, Tuiucuê, Espinilho, Passo-Pocu, Tebucuari, Angustura e Lomas Valentina.
Durante o percurso de sua brilhante carreira, participou da Comissão de Limites com a Bolívia, serviu no Hospital Militar do Andaraí, chefiou a Enfermaria da Escola Militar da Praia Vermelha e foi o
primeiro diretor do Hospital Central do Exército. Ascendendo aos postos sempre por merecimento, foi promovido a General de Brigada exercendo o cargo de Inspetor do Serviço Sanitário do Exército, atual Diretoria de Saúde, em 1º de maio de 1890. Novamente foi notório seu desempenho, sendo sua gestão fundamental para a Campanha de Canudos. O General João Severiano reunia as qualidades de médico,
leal e competente, ao bom soldado, corajoso e prudente. Foi o primeiro militar agraciado com a honraria de integrar a Academia Imperial de Medicina como membro efetivo, além de ter sido admitido no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, por ter realizado diversos trabalhos nas áreas de geografia, história, poesia, literatura e etnologia, que divulgaram nosso País, revelando suas potencialidades extraordinárias em sua maior obra, intitulada “Viagem ao redor do Brasil”, evidenciando as preciosidades de nosso interior. Integrou o Conselho Superior Militar de Justiça e, por seus preceitos e postura notável, foi eleito para o cargo de Senador em 1891. De atitude profissional irretocável, prestou ao Exército os mais assinalados serviços, apoiando e melhorando a qualidade da saúde do Soldado, enaltecendo nosso país e lutando pela nossa pátria. Faleceu durante o pleno exercício de suas funções, em 7 de novembro de 1897, e teve seu cortejo fúnebre escoltado pela Primeira Brigada de Cavalaria. O Decreto-lei nº 2.497, de 16 de agosto de 1940, homologado pelo Decreto nº 51.429, de 13 de março de 1962, reconheceu a abnegação, devoção e o patriotismo do General de Brigada Médico João Severiano da Fonseca, formalizando a distinção de PATRONO DO SERVIÇO DE SAÚDE DO EXÉRCITO BRASILEIRO.
Atualmente, o Serviço de Saúde vive um momento de intensa reestruturação e modernização frente ao avanço da corrida tecnológica mundial. Dotado de profissionais de elevado nível de competência, os técnicos em enfermagem e os especialistas, mestres e doutores nas áreas da Medicina, Farmácia e Odontologia dotam nosso Serviço de mobiliário humano altamente capacitado. O Plano de Revitalização do Serviço de Saúde vem modificando o conceito do atendimento e da prestação dos serviços, mediante investimento na capacitação e atualização profissional, por meio do Programa de Capacitação do Serviço de Saúde – PROCAP/Sau e da diminuição do hiato tecnológico dos hospitais, com a aquisição de modernos equipamentos cirúrgicos e de diagnóstico, além da humanização e modernização da hotelaria hospitalar.
Ainda assim, o Serviço de Saúde possui inúmeros desafios, que sempre serão enfrentados com atitude, coragem, empreendedorismo e combatividade, em prol do orgulho e da integridade da FAMÍLIA MILITAR.