Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

A Policlínica Militar de Porto Alegre foi criada pelo decreto n° 53.565, em 19 de fevereiro de 1964, publicado no DOU de 24 de fevereiro do mesmo ano.

Instalada na Av. João Pessoa, nº 651, Cidade Baixa, sua construção começou em 13 de setembro de 1958 no comando do Excelentíssimo Sr. Gen Artur da Costa e Silva. Em 28 de agosto de 1964 foram inauguradas suas instalações, iniciando seu funcionamento em 03 de novembro de 1964.

Em 04 de dezembro de 1964, no item XI do Boletim Regional n° 99, o Excelentíssimo Sr. General Comandante da 3ª RM determinou que a PMPA ficasse subordinada técnica e administrativamente ao HGePA.

No ano de 1966, em 28 de fevereiro, o Excelentíssimo Sr. General Emílio Garrástazu Médici, Comandante da 3ª RM determinou o desligamento e, em conseqüência, cessou a subordinação da PMPA ao HGePA, face a concessão de autonomia administrativa pela Port. n° 54-GB de 24 de janeiro de 1966 (publicada no Diário Oficial da União de 1º de março de 1966 e no Boletim do Exército nº 11, de 18 de março de 1966 - 2ª parte.

Ao longo dos anos, desde a concessão de sua autonomia administrativa a PMPA sempre buscou inovar e aprimorar seus serviços e instalações sempre visando o bem servir ao usuário . Com a finalidade de cumprir tal objetivo, no ano de 1991 passou a ocupar o 6º andar do prédio que até então era utilizado pela CRO/3 que foi transferida para a Rua Sete de Setembro, no centro de Porto Alegre.

Em abril de 1997 anexou a área de aquartelamento da 8ª CSM, unidade que foi transferida para junto do Comando Militar do Sul, no centro da capital gaúcha. A área desocupada foi destinada à PMPA que hoje abriga o setor Fusex, setor de Auditoria e Contas Médicas, Fisioterapia, alojamentos e o serviço de Aprovisionamento (cozinha e rancho).

Em relação às atividades técnicas houve investimentos e melhorias das diversas instalações que abrange aquisição de equipamentos, criação de novos serviços e ampliação de espaços físicos.

Em relação ao Laboratório de Análises Clínicas (LAC) as suas atividades estão presentes desde a inauguração da PMPA no ano de 1964, buscando sempre a atualização e modernização das técnicas e equipamentos de diagnóstico complementar. O LAC destaca-se por possuir equipamentos habilitados para realizar exames através das técnicas de quimioluminescência; enzimaimunoensaio;eletroforese de proteínas por capilaridade; cromatografia líquida de alta performance(HPLC), dentre outros. Desde o ano de 2011 o LAC presta apoio aos Hospitais e Postos Médicos de Guarnição do interior , no âmbito da 3ª RM, realizando exames de alta complexidade. Tais exames são coletados no seu local de origem e enviados ao LAC da PMPA via sedex.

Na área da Odontologia , a PMPA teve sua demanda aumenta e conquistou todo o espaço do terceiro andar. Conta hoje com 23 consultórios odontológicos, um Centro Odontológico de Diagnóstico por Imagem e uma Central de Esterilização. O seu efetivo conta Cirurgiões-Dentistas (especialistas, mestres e doutores) nas diversas áreas da odontologia. São oferecidos tratamentos odontológicos nas seguintes especialidades: Clínica Geral/Dentística (restaurações), Endodontia (tratamento de canal), Periodontia (tratamento das gengivas), Prótese (Fixa, Móvel e sobre Implantes), Ortodontia, Cirurgia Bucomaxilofacial, Implantodontia, Radiologia Oral, Estomatologia e Odontopediatria.

Com o passar dos anos diversas melhorias foram realizadas no setor, tanto na sua parte física, como também nos equipamentos. Atualmente, a Divisão de Odontologia adquiriu o CEREC – sistema CAD (Computer-Aided-Design) / CAM (Computer-Aided-Manufacturing), dando um importante passo para a implantação da odontologia digital em sua clínica. O CEREC da marca Dentsply-Sirona, é um equipamento de última geração, utilizado para a confecção de próteses e restaurações indiretas em odontologia. Seu uso permite que alguns tipos de próteses possam ser realizadas em apenas uma consulta. Isto reduz o número de consultas utilizadas no tratamento, trazendo agilidade para o serviço, economia e conforto para o paciente.

A clínica odontológica conta ainda com microscópios clínicos/cirúrgicos, utilizados em diversos procedimentos, aumentando assim a precisão e a qualidade dos atendimentos.

 Aparelhos de CAD CAM (CEREC) e Microscópio Eletrônico

A Odontoclínica apresenta um índice de 100% de resolutividade dentro do universo dos pacientes atendidos.

No que se refere a área médica, em 2001 foi criado o CEDIM (Centro de diagnóstico por Imagem), localizado no 2º andar ,que ao longo dos anos passou por reformas e ampliações sendo a última delas em 2016. Atualmente o setor conta com serviço de Raio X simples, Densitometria Óssea, mamografia e Ecografia.

No mesmo andar a PMPA dispõe de um bloco cirúrgico, inaugurado em 2007 , que no momento está voltado para a realização de procedimentos ambulatorial de pequeno porte, em especial, procedimentos oftalmológicos e dermatológicos . No ano de 2020 foi feito aquisições de novos equipamentos e mobiliário para o espaço cirúrgico dentro das normas em vigência.

Ainda em relação as melhorias, em 2015, foi inaugurado o 5º andar com todas as instalações reformadas, com instalações novas, consultórios modernos e dentro dos padrões exigidos pela vigilância sanitária. Todos os espaços de atendimento foram planejados com a privacidade recomendada, contendo climatização em todos os consultórios e salas de espera; os consultórios contendo pias com torneiras com fechamento automático, dispenser para sabão, álcool em gel e papel toalha. Nesse andar foram estruturados vários serviços como o de neuropsiquiatria (onde funcionam os ambulatórios de neurologia, psiquiatria e psicologia com espaço disponível para a realização de grupos), pediatria (com brinquedoteca, fraldário e 3 consultórios decorados especificamente para atendimento do público infantil); setor de ginecologia com 4 consultórios adequados ao atendimento dessa demanda. Todos esses setores contam com espaço e recepção própria. Há ainda 4 consultórios para atendimento na clínica médica além do SAME (Serviço de Arquivo de Prontuário Médico).

Em 2016 transcorreu a reforma do 2º andar incluindo o CEDIM (criado em 2001) e dos diversos consultórios do andar, mantendo o mesmo padrão de cuidados de privacidade e e cuidados com higienização e lavagem de mãos.

No ano de 2017 foi investido em melhorias no 4º andar com a proposta de reforma e ampliação dos serviços de cardiologia, oftalmologia, fonoaudiologia além da criação e implementação do Centro de Convivência. O novo 4º andar foi inaugurado em 25 de abril de 2019.

O Centro de Convivência da Policlínica Militar de Porto Alegre (CCPMPA) teve sua origem no Núcleo de Atendimento à Terceira Idade do Exército (NATIEX) , criado no ano de 2006 como um espaço voltado à promoção da saúde e bem estar do idoso e que ocupava o prédio do antigo Museu da Força Expedicionária Brasileira, o “casarão”. Com a finalização da obra de adequação das instalações do 4º andar, implementou- se o CCPMPA, permitindo melhores condições de atendimento aos militares e servidores civis do Exército Brasileiro e seus dependentes inseridos nesse extrato populacional, possibilitando a melhora da qualidade de vida, a manutenção da autonomia e da independência, o resgate social desse segmento, bem como a realização de ações de caráter preventivo.

Ainda visando o bem atender da família militar bem como seus integrantes, no ano de 2019, foi investido na aquisição de um gerador que já está em operação, com o objetivo de dar mais segurança, conforto e evitar interrupções e suspensões dos atendimentos e procedimentos em caso de falta de energia

No ano de 2020 a PMPA investiu na aquisição de equipamentos médicos para o setor de oftalmologia (Campímetro e OCT) visando sempre a qualidade e melhoria dos serviços. Ambos equipamentos já estão em operação no setor destinado à clinica de Oftalmologia e com isso melhorando a propedêutica especializada.

A PMPA desde sua criação esteve voltada para a melhoria de suas instalações e buscando o aprimoramento técnico profissional em consonâncias com os avanços da ciência .

 

Fim do conteúdo da página